O IFSP realizou, entre os dias 20 e 22 de setembro, sua primeira edição estadual dos Jogos dos Institutos Federais (JIF). Os jogos foram realizados no Câmpus Avaré e reuniram 369 alunos de 19 Câmpus do Instituto. Foram disputadas três modalidades: Futsal (em equipes), Tênis de Mesa (individual e em duplas) e Xadrez (individual). Todas as modalidades foram disputadas nas categorias masculino e feminino. Os vencedores disputarão a etapa nacional dos JIF, que será realizada entre os dias 06 e 13 de outubro em Guarapari, no Espírito Santo.
A professora Vanessa Andrade, membro da comissão organizadora do JIF Estadual IFSP, afirmou que diante dos desafios enfrentados, a exemplo do corte de verbas e do curto período para organização, o evento foi um sucesso.
“Com o investimento da reitoria foi possível pagar arbitragem oficial, alimentação e transporte para todos os alunos, além de medalhas e troféus para premiação. É uma alegria inenarrável ver a felicidade dos alunos que tiveram a oportunidade de vivenciar esses três dias de convivência, parceria e crescimento. Esse evento é um marco importante para a valorização da Educação Física nos Institutos Federais também como base curricular”, disse Vanessa.
A professora afirmou que a ação de criar uma cultura de prática esportiva nos IFs estimula a integração dos alunos, garantindo a sua permanência nos institutos. A coordenadora destacou ainda a importância da parceria com a Prefeitura Municipal de Avaré, que cedeu equipes de saúde e ambulância em todos os locais de competição, assim como o pessoal que auxiliou na para produção da alimentação.
Confira a relação de atletas que representarão o IFSP nos Jogos Nacionais dos Institutos Federais na modalidade do xadrez:
Xadrez Masculino:
José Paulo Junior Alves da Silva – Câmpus Guarulhos;
Breno Patrick Onorato Perez - Câmpus Catanduva;
Rafael Miguel Gomes da Silva - Câmpus São Paulo.
Xadrez Feminino
Sara Beatriz Silva Oliveira – Câmpus Catanduva;
Mariana Di Lazaro Bonatto – Câmpus São Paulo;
Letícia da Silva Paz - Câmpus Votuporanga.