Treinos às terça e quinta das 17h às 18h30 no IFSP Avaré.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

MATES FAMOSOS IX

1. BLACKBURNE'S MATE
O mate de Blackburne é nomeado para Joseph Henry Blackburne. Este xeque-mate utiliza uma torre inimiga (ou bispo ou rainha) para limitar a fuga do rei preto ao quadrado f8. Um dos bispos limita o movimento do rei preto operando à distância, enquanto o cavalo e o outro bispo operam a curta distância .
2. RÉTI'S MATE
O companheiro de Réti recebeu o nome de Richard Réti, que o entregou em um jogo de 11 jogadas contra Savielly Tartakower em 1910 em Viena. Ele funciona prendendo o rei inimigo com quatro de suas próprias peças que estão situadas em quadrados de fuga e depois atacando-o com um bispo que é protegido por uma torre ou rainha.
3. LÉGAL'S MATE
No Mate de Légal, o cavaleio se move em uma posição para colocar o rei em xeque. O bispo é guardado pelo outro cavalo, e as peças inimigas impedem a fuga do rei.
4. KILL BOX MATE
O mate caixa da morte ocorre quando uma torre está ao lado do rei inimigo e apoio por uma rainha que também bloqueiam quadrados de fuga do rei. A torre e a rainha pegam o rei inimigo em um quadrado da morte de 3 por 3.
5. TRIANGLE MATE
Um Mate Triângulo é entregue por uma rainha atacando um rei inimigo, enquanto é apoiado por uma torre. A rainha e a torre estão a um quadrado de distância do rei inimigo. Eles estão na mesma coluna ou fileira, separados por um quadrado, com o rei inimigo entre eles um quadrado, formando um triângulo. O rei deve ser impedido de escapar para a casa do meio atrás dela, longe da rainha e da torre, pela borda do tabuleiro, uma peça bloqueando-a ou controlando esse quadrado com uma terceira peça.
6. VUKOVIC MATE
No Vukovic Mate, uma torre e cavalo se unem para encurralar o rei na borda do tabuleiro. A torre entrega mate enquanto apoiada por uma terceira peça, e o cavalo é usado para bloquear os quadrados de fuga do rei.
Vejamos alguns exemplos práticos:
Howard Staunton - Elijah Williams, 1851.
1. Ch2+ Re1 2. Cf3+ Rf1 3. Tf2#
Pavol Danek - Stanislav Hanuliak, 2001.
1. Cf6+ Rh6 2. Tg6#

Nenhum comentário:

Postar um comentário