A configuração inicial das peças oferece um ponto débil que é a casa do peão do bispo do rei (f3 para as brancas e f7 para as pretas). O peão instalado nessa casa é fraco, porque apenas conta com a defesa de seu rei.
Como em xadrez cada jogador está animado de um sentimento regicida, o xeque-mate, a primitiva ideia que ocorreu aos primeiros estudiosos do nobre jogo (século XVI em diante) foi o ataque direto a essa casa, sabidamente fraca.
Todas as combinações, planos e ciladas dos enxadristas de antanho, estavam orientados em direção a casa desse peão, a qual procuravam acumular o maior número de peças atacantes.
Essa preocupação estratégica deu origem, entre outros, aos conhecidos:
- Mate Pastor
- 1.e4 e5 2. Dh5 (ameaçando a captura do peão de e5) Cc6 3. Bc4 d6 4. Dxh7#
- 1.e4 e5 2. Bc4 Cc6 3. Df3 d6 4. Dxh7#
O melhor é após 1.e4 e5 2. Bc4, jogar logo 2...Cf6; evitando as ameaças de mate.
- Mate Legal
Refutação: Consiste em jogar de acordo com os princípios gerais de desenvolvimento e domínio do centro. Assim, 2...Cf6.
Na variante principal, em vez de 5...Bxd1?, as pretas podem jogar 5...dxe5, e não existe mais o mate Legal.
- Ataque Greco
Refutação: 9...d5! e desaparece o Ataque Greco.
- Ataque Fegatello
8. Cc3 Ce7 9. d4 c6 10. Bg5 Rd7 11. dxe5 Re8 12. O-O-O Be6 13. Cxd4 Bxd4 14. Txd4! cxd4 15. Bb5+, e as Brancas ganham.
Refutação:
- Em vez de 8...Ce7, jogar 8...Ccb4! e após 9. De4 c6 10. a3 Ca6 11. d4 Cc7 12. Bf4 Rc7 13. Bxe5, e as Brancas possuem ataque poderoso, mas as Pretas tem excelentes possibilidades.
- O melhor é evitá-lo, o que se consegue com 5...Ca5! em vez de Cxd5. As pretas jogam uma espécie de gambito, entregando um peão para conseguir rápido desenvolvimento de peças e ataque ao rei inimigo. Um exemplo é 6. d3 h6 7. Cf3 e5! 8. De2 Cxc4 9. dxc4 Bc5; etc.
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