Treinos às terça e quinta das 17h às 18h30 no IFSP Avaré.

quarta-feira, 31 de julho de 2019

ESCOLA ANTIGA DO XADREZ


A configuração inicial das peças oferece um ponto débil que é a casa do peão do bispo do rei (f3 para as brancas e f7 para as pretas). O peão instalado nessa casa é fraco, porque apenas conta com a defesa de seu rei.
Como em xadrez cada jogador está animado de um sentimento regicida, o xeque-mate, a primitiva ideia que ocorreu aos primeiros estudiosos do nobre jogo (século XVI em diante) foi o ataque direto a essa casa, sabidamente fraca.
Todas as combinações, planos e ciladas dos enxadristas de antanho, estavam orientados em direção a casa desse peão, a qual procuravam acumular o maior número de peças atacantes.
Essa preocupação estratégica deu origem, entre outros, aos conhecidos:

  1. Mate Pastor
Há duas formas principais:
  • 1.e4 e5 2. Dh5 (ameaçando a captura do peão de e5) Cc6 3. Bc4 d6 4. Dxh7#




Refutação: 3...g6! 4. Df3 (novamente ameaçando mate com Dxh7) Cf6. Seguido de Bg7 e O-O e as pretas tem bom jogo.



  • 1.e4 e5 2. Bc4 Cc6 3. Df3 d6 4. Dxh7#



Refutação: 3...Cf6! e as pretas tem bom jogo.




O melhor é após 1.e4 e5 2. Bc4, jogar logo 2...Cf6; evitando as ameaças de mate.



  1. Mate Legal
1. e4 e5 2. Bc4 d6? 3. Cf3 g6 4. Cc3 Bg4 5.Cxe5! (entregando a Dama) Bxd1? 6. Bxf7+ Re7 7. Cd5#




Refutação: Consiste em jogar de acordo com os princípios gerais de desenvolvimento e domínio do centro. Assim, 2...Cf6.




Na variante principal, em vez de 5...Bxd1?, as pretas podem jogar 5...dxe5, e não existe mais o mate Legal.




  1. Ataque Greco
1. e4 e5 2. Cf3 Cc6 3. Bc4 Bc5 4. c3 Cf6 5. d4 exd4 6. cxd4 Bb4+ 7. Cc3 Cxe4 8. O-O Cxc3 9. bxc3 Bxc3 10. Db3 Bxa1 11. Bxf7+ Rf8 12. Bg5 Ce7 13. Ce5! d5 14. Df3 Bf5 15. Be6! g6 16. Bh6+ Re8 17. Bf7#




Refutação: 9...d5! e desaparece o Ataque Greco.




  1. Ataque Fegatello
1. e4 e5 2. Cf3 Cc6 3. Bc4 Cf6 4. Cg5 d5 5. exd5 Cxd5 6. Cxf7!, inicia-se o famoso Ataque Fegatello. A resposta das pretas é forçada 6...Rxf7. As brancas continuam com 7. Df3+ atacando também o cavalo inimigo. A resposta preta é novamente forçada 7...Re6 e resulta numa posição muito comprometida do rei preto. Um exemplo do que pode acontecer é:
8. Cc3 Ce7 9. d4 c6 10. Bg5 Rd7 11. dxe5 Re8 12. O-O-O Be6 13. Cxd4 Bxd4 14. Txd4! cxd4 15. Bb5+, e as Brancas ganham.


Refutação: 

  • Em vez de 8...Ce7, jogar 8...Ccb4! e após 9. De4 c6 10. a3 Ca6 11. d4 Cc7 12. Bf4 Rc7 13. Bxe5, e as Brancas possuem ataque poderoso, mas as Pretas tem excelentes possibilidades.



  • O melhor é evitá-lo, o que se consegue com 5...Ca5! em vez de Cxd5. As pretas jogam uma espécie de gambito, entregando um peão para conseguir rápido desenvolvimento de peças e ataque ao rei inimigo. Um exemplo é 6. d3 h6 7. Cf3 e5! 8. De2 Cxc4 9. dxc4 Bc5; etc.





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