Treinos às terça e quinta das 17h às 18h30 no IFSP Avaré.

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

FINAL - REI x REI E PEÃO

O ganho só é possível com a promoção do peão a dama ou torre. Este é objetivo do lado que possui o peão; o adversário, consequentemente, deverá capturar o peão ou impedir sua promoção. Nestes finais há duas eventualidades distintas:
a) o peão está afastado de seu rei;
b) o peão está acompanhado de seu rei
Para se determinar quando é possível capturar o peão afastado de seu rei, lembramos uma regra simples, muito prática.
Regra do Quadrado
Constrói-se um quadrado imaginário sobre o tabuleiro, tendo por lado a distância que vai do peão até a oitava horizontal, isto é, até o fim de sua coluna.
Surgem daí três hipóteses:
1. O rei preto está dentro do quadrado; o lance pertence ao peão. O rei preto alcança-o contudo, e captura-o em seguida.
2. O rei preto está fora do quadrado; o lance ainda é do peão. O rei preto, aqui, não alcança o peão. Temos, consequentemente, a promoção do peão.
3. O rei preto está fora do quadrado, porém seu é o lance. Penetrando o quadrado ganhará o peão.
Esclareçamos: quando as brancas jogam, estando o rei preto situado fora do quadrado, o avanço do peão determinará um quadrado, cujo lado estaria formado de quatro casas. Nestas condições, o rei preto não alcançará o peão. Este, portanto, será coroado.
Estando o peão acompanhado de seu rei e o rei inimigo se colocando na mesma coluna do peão, ou em condições de atingi-la, o ganho dependerá da possibilidade de expulsar-se o rei dessa coluna. Nestes casos levará vantagem o lado que tiver a oposição.
Os reis estão em oposição quando se situam numa mesma coluna, separados apenas por uma casa. Diz-se que um lado ganha a oposição, quando, movendo-se o rei, coloca-o em oposição ao rei inimigo, cabendo o lance seguinte ao adversário.
Ganhar a oposição, nos finais de rei e peão x rei, é manobra fundamental, tanto para as brancas, o lado superior, como para as pretas.
Por que é vantajoso ter a oposição?
As vantagens são ocupar casas importantes com o rei, evitar que o adversário o consiga e afastar o rei inimigo da casa vital.
A oposição pode ser vertical, horizontal, diagonal e distante.
Na oposição vertical e horizontal o rei branco tira três casas do rei preto; na diagonal, apenas uma casa.
A oposição distante é uma extensão do mesmo princípio. Quando os reis estão na mesma coluna, separados por um número ímpar de casas, o lado que acabou de jogar tem a oposição distante. A oposição distante tem larga aplicação nas posições bloqueadas. Todos os tipos de oposição são igualmente eficientes no sentido de controlar casas vitais e impedir essa vantagem ao rei inimigo. Se a oposição constitui uma superioridade ganhante, a resposta depende da posição dos peões. Vejamos agora sua aplicação nos finais que estamos estudando.
Rei atrás do peão
Nesta situação, haverá sempre empate sempre que o rei preto, dominando a casa de promoção, puder conservar a oposição na primeira horizontal, ao atingir o peão a sexta casa.
Vejamos:
1. Re4 Re6 2. d5+ Rd7 3. Rd4 Rd8! (essencial para ganhar a oposição contra qualquer lance das brancas). 4. Re5 Re7 5. d6+ Rd7 6. Rd5 Rd8! E não 6...Re1?; por 7. Re6!, ganhando as brancas a oposição e a partida. 7. Rc6 Rc8 8. d7+ Rd8 9. Rd6 1/2-1/2
Nestas posições as pretas não perdem nunca, contanto que mantenham sempre a oposição.
Rei na frente do peão
Quando o rei branco está duas casas ou mais na frente do seu peão ganha sempre; se o rei está apenas uma casa a frente de seu peão, ganha somente tendo a oposição.

1. e3 (ganhando a oposição) Rd6 2. Rf5 Rd7 3. Rf6 Rd8 4. e4 Rd7 5. e5 Re8 6. Re6 (novamente ganhando a oposição) Rd8 7. Rf7 e o peão vai a dama.
Com o lance, as brancas perdem a oposição e há empate; se o lance for das pretas, a vitória será das brancas.
Jogam as Brancas:
1. Rf4 Rf6! 2. e4 Re6 3. e5 Re7 4. Rf5 Rf7 5. e6+ Re8 6. Rf6 Rf8 7. e7+ Re8 8. Re6 1/2-1/2
Jogam as Pretas:
1... Rd6 2. Rf5 Re7 3. Re5 Rf7 4. Rd6 Re8 5. Re6 Rd8 6. e4 Re8 7. e5 Rf8 8. Rd7 e ganham.
Rei na 6ª horizontal ganha sempre
Quando o rei está na 6ª horizontal (na frente do peão), o ganho se dará com ou sem lance. Trata-se de uma importante exceção à regra que enunciamos. 
O peão da torre faz exceção
Dá-se empate sempre que o rei preto conseguir alcançar a casa inicial do bispo. Há vitória, no entanto, sempre que o rei branco conseguir chegar a casa do peão do cavalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário