Treinos às terça e quinta das 17h às 18h30 no IFSP Avaré.

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

NOTAÇÃO ALGÉBRICA

Sistema de notação algébrica é um método usado hoje em todas as organizações de competição de xadrez e a maioria dos livros e periódicos para registrar e descrever lances de partidas de Xadrez.

Nomeando as casas do tabuleiro
A notação começa com a identificação de cada casa do tabuleiro de Xadrez com uma coordenada única. Primeiro as colunas (isto é, as fileiras em paralelo à direção que os jogadores estão olhando) são denominadas com as letras a a h em minúsculas, da esquerda do jogador com as "brancas". Então a coluna "a" fica à esquerda do branco, à direita do preto.
Então as linhas (fileiras horizontais entre os jogadores) são numeradas de 1 a 8, começando com a primeira linha das peças do branco. Portanto, a linha das peças principais do preto é a linha 8. Cada casa do tabuleiro, então tem a sua identificação única de letra de coluna e número de linha. O Rei branco, por exemplo, começa o jogo na casa e1'. O cavalo preto na b8 pode se mover para a a6c6 ou d7 (caso estejam vagas).
Nomeando as peças
Cada tipo de peça (que não seja um peão) é identificada por uma letra maiúscula, geralmente a primeira letra do nome daquela peça em qualquer linguagem que é falada pelo jogador que estiver anotando. Em português, os jogadores usam R para o reiD (de dama, já que R já é usado) para a rainhaT para a torreB para o bispo, e C para o cavalo.
Os jogadores podem usar letras diferentes em outras línguas. Por exemplo, jogadores de língua inglesa usam o K para o rei (de king) e os franceses utilizam o F para o bispo (de fou). Na literatura enxadrística escrita para um público internacional, as letras específicas de língua são substituídas por ícones universais para as peças, produzindo a notação de figuras. Por exemplo, ♞c6.
Os peões não são indicados por uma letra, mas pela ausência dessa letra - não é necessário para distinguir os peões para jogadas normais, já que os peões podem avançar apenas para a frente (capturas são identificadas diferentemente; veja abaixo)
Notação para as jogadas
Cada jogada é indicada pela letra da peça, mais a coordenada da casa de destino. Por exemplo Be5 (bispo se move para e5), Cf3 (cavalo se move para f3), c5 (peão se move para c5 -- sem inicial no caso de jogadas com peão). Em algumas publicações, as peças são indicadas por representações gráficas ao invés de iniciais.
Notação para capturas
Quando uma peça faz uma captura, um x é colocado entre a inicial e a casa de destino. Por exemplo, Bxe5 (bispo captura a peça em e5). Quando um peão faz uma captura, a coluna da qual o peão partiu é usada no lugar da inicial da peça. Por exemplo, exd5 (peão na coluna e captura a peça em d5). "Dois pontos" (:) às vezes é usada, tanto no lugar do x (B:e5) quanto após a jogada (Be5:). Capturas En passant (ver peão) são especificadas pela casa de partida do peão que capturou, o x, e a casa para qual ele se move (não o localização do peão capturado), originalmente seguido pela notação "e.p.". Não é obrigatório que se especifique que a captura foi en passant porque a captura de uma mesma coluna que não en passant teria uma casa de destino diferente. Com a notação abreviada, a indicação de captura "x" é sempre requisitada enquanto o sufixo de jogada en passant "e.p." é sempre esquecido.
Jogadas de desambiguação
Se duas peças idênticas podem se mover para a mesma casa, a inicial da peça é seguida por:
  • (1) se ambas as peças estão na mesma linha, a coluna de saída;
  • (2) se ambas as peças estão na mesma coluna, a linha de saída. 
Se as peças estão em linhas e colunas diferentes, o método (1) é preferível. Por exemplo, com dois cavalos em a2 e d1, qualquer um dos dois poderia se mover para c3, a jogada é indicada como Cac3 ou Cdc3, conforme for apropriado. Com dois cavalos em a2 e a4, as jogadas serão C2c3 ou C4c3, conforme for apropriado. Como visto acima, um x pode ser usado para indicar uma captura: por exemplo, C4xc3. Talvez seja necessário identificar uma peça de saída com tanto sua coluna quanto linha em configuração incomum (ex.: o jogador tem três rainhas ou três cavalos no tabuleiro).

Promoção de peão
Se um peão chega à última linha, alcançando a promoção, a peça escolhida é indicada após a jogada, por exemplo e1Db8B. Algumas vezes um sinal "=" é usado: f8=D.

Roque
roque é indicado pela notação especial 0-0 para o roque do lado do rei e 0-0-0 para o lado da rainha.

Xeque e xeque-mate
Uma jogada que coloca o rei do oponente em xeque pode ter a notação "+" adicionada. O xeque-mate também pode ser indicado como "#" (alguns usam "++" no lugar, mas entidades oficiais recomendam "#"). A palavra 'mate' escrita ao final da notação também é aceito.

Fim do jogo
A notação 1-0 ao final das jogadas indica que o jogador branco ganhou, 0-1 indica que o preto ganhou, e ½-½ indica um empate.[

Nenhum comentário:

Postar um comentário